MMN por Robert Kiyosaki

Também chamado de marketing multinível ou sistemas de distribuição direta.  Da mesma forma que as franquias,  as leis a princípio tentaram proscrever o marketing de rede,  e conheço alguns países que conseguiram bani-lo ou então restringi-lo severamente.  Qualquer novo sistema ou idéia geralmente passa por essa fase em que é classificado de   “estranho e suspeito”.  A princípio,  eu também pensei que o marketing de rede era uma farsa.  Mas com o passar dos anos,  estudei os diversos sistemas existentes através do marketing de rede e presenciei diversos amigos serem bem-sucedidos nesta forma de “D” (Dono do Negócio). Então mudei de idéia.

Depois que deixei de lado meus preconceitos e comecei a pesquisar sobre o marketing de rede,  descobri que havia muitas pessoas que estavam dedicando-se sincera e diligentemente a construir bem-sucedidas empresas de marketing de rede.  Quando conheci essas pessoas,  vi o impacto que o negócio delas tinha nas vidas e nos futuros financeiros de terceiros.  Comecei a realmente analisar o valor do sistema de marketing de rede.  Por uma taxa de inscrição de valor razoável (geralmente em torno de $ 200,00),  uma pessoa pode se incorporar a um sistema e começar a construir seu negócio imediatamente.  Devido aos avanços tecnológicos da indústria de computadores,  essas organizações são totalmente automatizadas e as dores de cabeça devido à papelada,  processamento de pedidos,  distribuição,  contabilidade e acompanhamento são quase que inteiramente administradas pelos sistemas de software de marketing de rede.  Novos distribuidores podem concentrar todos os seus esforços na construção de seus negócios através do compartilhamento desta oportunidade de negócio automatizada em vez de se preocupar com as dores de cabeça normais no início de um novo pequeno negócio.

Um de meus amigos de longa data que ganhou mais de um bilhão de dólares em 1997 recentemente se registrou como distribuidor de marketing de rede e começou a construir seu negócio.  Eu surpreendi-me ao vê-lo construir um negócio tão diligentemente,  pois ele não precisa absolutamente do dinheiro.  Quando perguntei a ele o porquê,  ele me explicou a coisa assim:

“Eu freqüentei a faculdade para ser auditor público,  e tenho o MBA em finanças.  Quando as pessoas me perguntam como eu fiquei tão rico,  eu conto a elas sobre as transações multimilionárias que faço com imóveis e sobre os milhares de renda passiva que recebo anualmente dos meus imóveis.  Então percebo que algumas delas se retraem ou ficam sem graça.  Ambos sabemos que as chances de elas realizarem investimentos multimilionários com imóveis são quase nulas.  Além de não ter instrução,  elas não têm o capital adicional para investir.  Então comecei a procurar uma maneira de ajudá-las a obter o mesmo nível de renda passiva que eu desenvolvi a partir dos imóveis...  sem ter que voltar para a faculdade por seis anos e passar 12 anos investindo em imóveis.  Acredito que o marketing de rede dá elas as oportunidades para que elas construam a renda passiva necessárias para que possam se sustentar enquanto aprendem a tornarem-se investidores.  É  por isso que eu lhes recomendo marketing de rede.  Mesmo que as pessoas tenham pouco dinheiro,  elas ainda poderão investir o ‘patrimônio suado’ por cinco anos e começar a gerar cada vez  mais renda passiva  para começar a investir.   Desenvolvendo seu próprio negócio,  elas têm tempo livre para aprender e capital para investir comigo em meus grandes negócios.”  
Após pesquisar várias empresas,  meu amigo aderiu a uma de marketing de rede como distribuidor e começou um negócio com pessoas que algum dia iriam querer investir com ele.  Ele está se dando bem em seu negócio,  e também em seus investimentos.  Ele me contou:  “Inicialmente,  fiz isso porque queria ajudar as pessoas a ter dinheiro para investir,  e estou enriquecendo com um negócio totalmente novo. ”

Ele dá aulas aos sábados,  duas vezes por mês.  Na primeira aula,  ele ensina sobre os sistemas de negócios e sobre as pessoas, ou como se tornar um “D” bem-sucedido.  No segundo encontro do mês,  ele as ensina sobre alfabetização e inteligência financeiras.  Ele agora está ensinando a essas pessoas a serem “I” (Investidor)  na prática.  O tamanho das turmas dele está crescendo rapidamente.  O padrão que ele recomenda é o mesmo que eu recomendo.

UMA FRANQUIA PRÓPRIA

E  é por isso que hoje em dia aconselho as pessoas a levar em consideração o marketing de rede.  Muitas franquias famosas custam um milhão de dólares ou mais.  O marketing de rede é como comprar uma franquia pessoal,  e que normalmente sai por menos de            $ 200,00. Sei que a maior parte do marketing de rede exige trabalho árduo. Mas o sucesso em qualquer Quadrante também.  Eu pessoalmente não gero nenhuma renda como distribuidor de marketing de rede.  Pesquisei várias empresas de marketing de rede e seus planos de remuneração.  Enquanto fazia  minha pesquisa,  aderi a várias empresas só porque os produtos dela são bons,  e os utilizo como consumidor.

Ainda assim,  se eu pudesse  dar um conselho para ajudá-lo a  passar para o lado direito do Quadrante (Donos de Negócios e Investidores),  não me concentraria tanto no produto,  mas na educação que a organização oferece.  Há organizações de marketing de rede que estão interessadas tão-somente em fazê-lo vender o sistema deles para seus amigos.  E existem organizações que estão interessadas principalmente e instruí-lo e ajudá-lo a ter êxito. 
A partir das minhas pesquisas sobre marketing de rede,  descobri duas coisas importantes que você pode aprender através dos seus programas e que são essenciais para se tornar um “D”  de sucesso:

  1. Para ser bem-sucedido,  você precisa aprender a superar o medo de ser rejeitado,  e a parar de pensar no que as pessoas vão dizer de você.  Muitas vezes conheci pessoas que dão para trás  simplesmente porque se preocupam com o que seus amigos diriam se soubessem que estavam fazendo alguma coisa diferente.  Sei disso porque eu também era desse jeito.  Como era de uma cidade pequena,  todo mundo sabia o que todo mundo estava fazendo.  Se alguém não gostasse do que você estava fazendo,  a cidade inteira ficava sabendo e o seu negócio virava assunto para eles.
Uma das expressões  que repetia para mim mesmo era:  “ O que você pensa de mim não é da minha conta.  A coisa mais importante para mim é o que eu penso para mim mesmo.”  Um dos motivos pelos quais meu pai rico me encorajou a trabalhar com vendas na Xerox Corporation por quatro anos não foi porque ele gostava de copiadoras,  mas porque ele queria que eu superasse minha timidez e o medo da rejeição.

2. Aprender a liderar pessoas.  Trabalhar com diferentes tipos de pessoas é a coisa mais difícil nos negócios.  As pessoas que conheci e que são bem-sucedidas em qualquer tipo de negócios são as que são líderes natos.  A capacidade de se dar bem com as pessoas e de inspirá-las é uma qualidade inestimável.  Mas é uma qualidade que se pode aprender.

Como eu disse,  a  transição do lado esquerdo do Quadrante para o lado direito (passar de Empregado para Empresário) não envolve tanto o que você faz,  mas quem você se torna.  Aprenda a lidar com a rejeição,  como não se deixar afetar pelo que os outros pensam de você,  e aprenda a liderar pessoas,  e você encontrará prosperidade.  Por isso eu endosso qualquer organização de marketing de rede que está primeiramente comprometida em desenvolver o ser humano mais do que o vendedor.  Eu buscaria organizações que:

1.     São organizações aprovadas que têm registros de um caminho de sucesso e um sistema de distribuição e um plano de remunerações que seja bem-sucedido há anos.
2.     Tenha uma oportunidade de negócios  com a qual você possa ser bem-sucedido,  na qual possa acreditar e compartilhar com os outros com toda a confiança.
3.     Tenha programas educacionais contínuos e a longo prazo para desenvolvê-lo como ser humano.  Autoconfiança é vital do lado direito do Quadrante.
4.     Tenha um mentor que seja forte.  Você quer aprender com líderes, não com consultores.  Pessoas que já são líderes do lado direito do Quadrante e querem que você tenha sucesso.
5.     Esteja com pessoas quem você respeite e com quem você goste de estar.

Se a organização satisfazer esses cinco critérios,  então,  e somente depois disso,  preste atenção no produto.  Muitas pessoas prestam atenção no produto e não no sistema empresarial e na organização que está por trás do produto.  Em algumas das organizações que eu pesquisei,  um de seus chavões era:  “ O produto se vende.  É fácil.”  Se você quer ser vendedor,  um “A” (Autônomo),  então o produto é o mais importante.  Mas se você quer se tornar um “D” a longo prazo,  então o mais importante é o sistema,  a educação para a vida toda,  e as pessoas.

Um amigo e colega meu,  notável neste setor,  lembrou-me do valor do tempo,  um de nossos bens mais preciosos.  Uma verdadeira história de sucesso numa empresa de marketing de rede é quando seu compromisso de tempo e trabalho árduo a curto prazo leva a uma renda passiva significativa a longo prazo.  Uma vez construída uma sólida organização sob você,  você pode parar de trabalhar e o seu curso de renda continuará a partir dos esforços da organização que você construir.  A chave mais importante para o sucesso com uma empresa de marketing de rede é o compromisso a longo prazo,  tanto do seu lado quanto por parte da organização,  para que você se transforme no líder empresarial que quer ser.

UM SISTEMA É UMA PONTE PARA A LIBERDADE

Não ter onde morar não é o tipo de experiência que eu gostaria de repetir.  Mesmo assim,  essa experiência foi inestimável para Kim e para mim.  Hoje em dia,  liberdade e segurança não são encontradas no que se tem,  mas no que sabemos que podemos criar com confiança.

Desde aquela época,  criamos ou ajudamos a desenvolver uma empresa imobiliária,  uma companhia de petróleo,  e duas empresas educacionais.  Assim,  o processo de aprender a criar um sistema bem-sucedido foi benéfico para nós.  Ainda assim,  eu não recomendo esse processo a ninguém,  a menos que se queira  realmente passar por isso.

Somente há alguns anos,  a possibilidade de uma pessoa ser bem-sucedida no quadrante “D” só estava disponível para os eram corajosos ou ricos.  Kim e eu devemos ter sido corajosos,  pois certamente não éramos ricos.  O motivo pelo qual tantas pessoas ficam estagnadas do lado esquerdo do quadrante é porque elas sentem que os riscos envolvidos no desenvolvimento de seu próprio sistema são muito grandes.  Para elas, é mais inteligente permanecer num emprego seguro.
Hoje em dia, sobretudo devido às mudanças tecnológicas,  os riscos envolvidos em se tornar um negociante bem-sucedido diminuíram sensivelmente...  e a oportunidade de ter o próprio sistema empresarial está disponível para praticamente todos.

Franquias e marketing de rede afastaram a parte difícil de se desenvolver o próprio sistema.  Você adquire os direitos de um sistema comprovado,  e a partir daí seu único trabalho será o de desenvolver seu pessoal.

Pense nesses sistemas empresariais como pontes.  Pontes que darão a você o caminho para você atravessar com  segurança do lado esquerdo para o lado direito do quadrante do fluxo de caixa...  sua Ponte para a Independência Financeira.

Texto Extraído do Independência Financeira de Robert Kiyosaki – Editora Campus

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Livros

Livros com títulos em Português - Brasil.
  • Pai Rico, Pai Pobre (2000)
  • Independência Financeira: o Guia do Pai Rico (2001)
  • Filho Rico Filho Vencedor (2001)
  • Aposentado Jovem e Rico (2002)
  • Guia de Investimentos, O (2002)
  • Profecias do Pai Rico (2003)
  • Histórias de Sucesso do Pai Rico (2003)
  • Como Ficar Rico Sem Cortar os Cartões de Crédito (2004)
  • Pai Rico Pai Pobre: para Jovens (2004)
  • Quem Mexeu no Meu Dinheiro?: o Guia do Pai Rico (2004)
  • Empreendedor Rico: 10 Lições Práticas para Ter Sucesso no Seu Próprio Negócio (2005)
  • Como Comprar e Vender Empresas e Ganhar Muito Dinheiro (2005)
  • Pai Rico em Quadrinhos (2005)
  • Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois Bilionários: uma Só Mensagem (feito junto com Donald Trump) (2007)
  • Desenvolva sua Inteligência Financeira: 5 estratégias para aumentar seu patrimônio (2008)
  

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